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Postagens do Segmento Farmacêutico

A importância de um bom atendimento

Em pequenos e médios estabelecimentos, é comum que os seus proprietários, embora tenham adquirido muita informação ao longo do seu caminho, não dominem regras formais do marketing ou gestão e tenham dúvidas sobre como vender mais. Mas atenção: isso não deve ser um impedimento para continuar.

O que faz com que um cliente opte por uma empresa não é seu domínio de marketing, mas a capacidade em promover uma experiência positiva. Quanto mais importante seu cliente se sentir em sua farmácia, maiores serão as chances de ele sempre optar por ela.

Esse bom atendimento, entreganto, não diz de promoções genéricas. Estamos falando de uma compreensão blobal do cliente - comportamento, hábitos, costumes, gostos e etc. para que a qualidade e a eficiência se complementem em cada decisão da empresa.

Nesse nicho, por exemplo, o empresário trabalha com clientes que têm algum tipo de comprometimento da saúde. Assim, ter um atendimento in loco excelente, com profissionais bem treinados, mas sem oferecer um serviço de entregas não é muito eficiente, embora tenha qualidade.

Confira 7 dicas para tornar o atendimento da sua farmácia melhor e mais eficiente

Entender para atendier e a chave para melhorar os resultados da sua farmácia. Todo cliente exige um atendimento diferenciado. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão.

1 - Realize uma abordagem qualificada

 "Posso ajudar?", essa é a pergunta que geralmente inicia todo contato com o cliente em um estabelecimento comercial. Assim, a equipe deve ser realmente qualificada e com pleno entendimento sobre o estabelecimento para ofertar uma resposta satisfatória ao cliente.

Além disso, o vendedor precisa ter expertise para identificar as necessidades dos clientes e oferecer alternativas. Se alguém vai até a drogaria querendo comprar um xarope para gripe de uma determinada marca, por exemplo, e não se tem o produto em estoque, é preciso apresentar alternativas, como genéricos ou outros produtos para a mesma finalidade.

2 - Faça apresentações e demonstrações

As apresentações deve ser atrativas e despertar nos clientes o desejo de fechar a compra. Nesse ponto, vale lembrar que os membros da equipe devem ser sesíveis para não expor o cliente, afinal, nem tudo deve ou precisa ser feito em público.

Os farmacêuticos têm papel fundamento nesse sentido, tendo em vista que podem orientar os balconistas/vendedores sobre a posologia e forma de uso dos medicamentos, para que eles repassem esses conhecimentos ao atender os compradores.

3 - Tente fechar a venda educadamente

Endenda que, se os dois tópicos anteriores forem bem executados, este terá grandes chances de efetivação. Mas atenção: se for necessário "insistir" um pouco mais, faça com educação e respeito e respeito, abra uma negociação.

Jamais tente "forçar" o cliente a comprar algo, e se, mesmo após a insistência, ele não quiser adquirir a sua oferta, entenda e dê a venda por encerrada. É melhor perder uma venda de vez em quando do que deixar o cliente com uma má impressão da drogaria, evitando voltar ao estabelecimento em outras ocasiões.

4 - Mantanha espaço para negociação

Se for necessário abrir uma negaciação, é preciso ter como foco proporcionar a satisfação do cliente e o reconhecimento da sua farmácia. Assim, a cultura organizacional precisa prever margens para negociação, como cobrir as ofertas dos concorrentes quando possível.

Vale lembrar que conceder descontos pode ser uma alternativa interessante para fidelizar cliente em uma drogia. Muitos dos tratamentos médicos exigem que as pessoas utilizem os remédios por meses, isso sem contar as que têm doenças crônicas e necessitam de medicamentos de uso contínuo. Se essas gostarem do atendimento, voltarão para comprar na sua farmácia e em outras ocasiões.

5 - Tenha empatia com o cliente

É ppreciso saber se colocar no lugar dos consumidores da drogaria e tratal todos com educação e cordialidade, pois somente assim eles poderão ser fidelizados como bons compradores do estabelecimento.

Algumas pessoas, como os idosos ou leigos na área da saúde em geral, podem ter mais dificuldade em entender ou interpretar palavras mais técnicas do setor, por exemplo. Por isso, adote sempre uma linguagem clara e simples.

6 - Conheça os produtos que são vendidos

Uma situação bastante constrangedora ocorre quando um cliente pede informações sobre um produto e o vendedor não sabe responder. Para evitar que isso aconteça, énecessário fazer treinamentos para que todos conheçam muito bem aquilo que estão vendendo.

Ter um farmacêutico sempre presente no balcão da drogaria também é importante, pois esse profissional tem mais conhecimento técnicoque os vendedores e pode ajudar a esclarecer dúvidas mais pontuais sobre os medicamentos.

7 - Utilize um software de gestão

Os Softwares de gestão também podem ser muito údeis para melhorar o atendimento na drogaria. Isso porque eles facilitam, por exemplo, a criação de um banco de dados com o controle de estoque.

Isso garante que os profissionais possam ter um domínio maior sobre as necessidades de cada comprador e jamais deixar que um medicamento ou produto que tem muita saída fique em falta, por exemplo.

Programas de relacionamento para fidelizar clientes, com a separação dos clientes a serem contatados datas especiais e aviso de promoções, também podem ser feitos por meio do software de gestão, otimizando e melhorando ainda mais a relação entre a farmácia e seus consumidores.

 

Mantenha sua equipe trabalhando a favor da sua drogaria

 

Em todos os tópicos, nós apresentamos como é importante proporcionar um atendimento que faça o cliente se sentir especial. Agora, preparamos algumas orientações de comportamento e posicionamento que a equipe deve ter para manter uma boa imagem da sua farmacia:

  • ser consciente e cortês;
  • senore desejar boas-vindas aos clientes;
  • realizar um atendimento imediato;
  • prestar orientações seguras;
  • esclarecer termos farmacêuticos ou médicos;
  • chamar o farmacêutico sempre ao se deparar com um caso especial.

Agora que você ja entende um pouco mais sobre a importância do bom atendimento em drogaria ou farmácia, bem como as boas práticas necessárias para colocar isso em ação, é chegado o momento de executar todo esse aprendizado e conquistar ainda mais clientes para o seu negócio.